sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um olhar sobre a Reforma


No dia 26 de março, fiz uma viagem em ônibus da Secretaria Municipal de Saúde, em companhia das Assistentes Sociais, Maria Aparecida Stocco e Constância e o técnico de Enfermagem Victor à Colônia de Rio Bonito. O objetivo foi resgatar 5 pacientes campistas que lá estavam havia mais de dez anos.


O que posso dizer da visita?


Que me fez ter certeza de que a Reforma Psiquiátrica é uma realidade necessária e urgente, tamanha a degradação humana que é a vida no asilamento psiquiátrico. O manicômio é uma herança da idade média e não se pode imaginar o terceiro milênio com resquício tão mesquinho da era obscura da humanidade.


Todavia há um lado cruel da Reforma.


A "volta para casa" não prepara a ave cativa para deixar a gaiola. E eles deixam o seu "presídio" mais amedrontados do que felizes. Os próprios funcionários aclimatados com o cotidiano patológico choram na despedida, deixando transparecer a face desumana de âmbito particular de um processo humanitário no âmbito coletivo.


A foto do nosso grupo com os pacientes "de volta para casa", bem demonstra o olhar de pavor ou de estupefação de seres humanos cuja vida foi grande parte vivida num cativeiro íntimo e num cativeiro real.

Um comentário:

  1. Se uma pessoal normal tomar um remédio antipsicótico como o zyprexa,o que pode acontecer com ela? Isso acontece inúmeras vezes,pois existem muitos psiquiatras que prescrevem essas drogas para pessoas que simplesmente tiveram um momento de fúria ou tristeza mais acentuados,a psiquiatria criminosa é fortíssima nesse país!

    ResponderExcluir