sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um olhar sobre a Reforma


No dia 26 de março, fiz uma viagem em ônibus da Secretaria Municipal de Saúde, em companhia das Assistentes Sociais, Maria Aparecida Stocco e Constância e o técnico de Enfermagem Victor à Colônia de Rio Bonito. O objetivo foi resgatar 5 pacientes campistas que lá estavam havia mais de dez anos.


O que posso dizer da visita?


Que me fez ter certeza de que a Reforma Psiquiátrica é uma realidade necessária e urgente, tamanha a degradação humana que é a vida no asilamento psiquiátrico. O manicômio é uma herança da idade média e não se pode imaginar o terceiro milênio com resquício tão mesquinho da era obscura da humanidade.


Todavia há um lado cruel da Reforma.


A "volta para casa" não prepara a ave cativa para deixar a gaiola. E eles deixam o seu "presídio" mais amedrontados do que felizes. Os próprios funcionários aclimatados com o cotidiano patológico choram na despedida, deixando transparecer a face desumana de âmbito particular de um processo humanitário no âmbito coletivo.


A foto do nosso grupo com os pacientes "de volta para casa", bem demonstra o olhar de pavor ou de estupefação de seres humanos cuja vida foi grande parte vivida num cativeiro íntimo e num cativeiro real.